Espirometria

Espirometria

Também chamada de Exame do Sopro ou Prova de Função Pulmonar, a Espirometria é um exame realizado para medir o fluxo e quantidade de ar que entra e sai dos pulmões. Com ela, é possível analisar as condições de ventilação do paciente e identificar doenças respiratórias.

Preparações

Não é necessário estar em jejum, mas é indicado evitar o consumo de bebidas alcoólicas, café e chás por pelo menos seis horas antes do exame. Além disso, é preferível parar de fumar cerca de duas horas antes. Em casos específicos, o pneumologista orienta o paciente a suspender o uso de certos medicamentos (especialmente os inalados) antes do exame. No entanto, em outros casos, o teste serve para ver como o pulmão do paciente funciona com a utilização dessas medicações. Portanto, siga as instruções de seu médico.

Dúvidas frequentes

O exame de espirometria clínica é simples e indolor. Entretanto, alguns médicos podem recomendar o uso do broncodilatador, o que pode gerar ansiedade e taquicardia em alguns pacientes.

Por necessitar de exercícios rápidos de inspiração e expiração, o exame pode ser contra-indicado caso o paciente tenha alguns dos sintomas a seguir: sinusite aguda; gripe; pneumonia; trauma torácica; dor no peito; tosse com sangue; descolamento de retina; crise de hipertensão; edema pulmonar; entre outros que o profissional de saúde achar melhor impedir.

Pode variar a depender do paciente, mas geralmente dura de 15 a 30 minutos no total.

Geralmente, o laudo fica pronto alguns minutos após o exame.

O paciente fica sentado confortavelmente e precisa soprar através de um tubo, que possui um bocal descartável ligado ao espirômetro. É possível usar um clipe nasal para que o ar não passe pelas narinas.
Durante o exame, o paciente precisa respirar normalmente por um tempo, até encher os pulmões de ar. Em seguida, ele deve assoprar o mais forte e rápido que conseguir, por cerca de 6 segundos sem interrupção.