Mamografia

Mamografia

O exame de mamografia é a principal tecnologia a serviço das mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama, que implica em maiores chances de vencer a doença. É um exame de imagem, pertencente à classe dos exames complementares (ou seja, exames adicionais em relação àqueles chamados de exames de rotina). As imagens são obtidas com um mamógrafo, aparelho que aplica pequenas porções de raios-X para gerar radiografias das mamas.

Preparações

Algumas atitudes precisam ser tomadas ou evitadas para a realização da mamografia. Confira: 

  1. Evite peças de roupa como vestido, porque durante o exame a paciente vai precisar despir o tronco; 
  2. Evite aplicar cremes, desodorantes ou perfumes sobre a pele antes de fazer o exame, porque estes podem prejudicar a captura das imagens; 
  3. Caso tenha feito outros exames nas mamas anteriormente, leve-os no dia do exame. 

Dúvidas frequentes

Sim. Contudo, no período de lactação, as mamas ficam mais densas, diminuindo a sensibilidade do método para detecção de lesões.

Não diretamente. A alta densidade do silicone pode, eventualmente, sobrepor-se a alguma lesão mamária, impedindo o seu diagnóstico. Essa possibilidade é sempre levada em consideração pelo médico que solicitou o exame.

Não, porque é exatamente o fator compressão que vai permitir o espaçamento entre as estruturas mamárias para verificação de possíveis lesões.

Não. Apenas em mulheres grávidas deve-se tomar o cuidado de proteger a barriga com aventais de chumbo, porque o chumbo não permite a passagem de radiação ionizante (raios-x).