Mapa

Mapa​

O MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) é um exame que tem como objetivo registrar intermitentemente a pressão arterial durante um período de 24 horas, durante as atividades rotineiras e o sono.
O aparelho que registra as alterações fica em uma braçadeira, que é presa por um velcro ajustável no braço não-dominante do paciente. Ele monitora a pressão arterial a cada 20 minutos ao longo do dia e a cada 30 minutos durante a noite.

Preparações

É indicado que o paciente tome banho no dia anterior, pois não poderá fazer isso durante o exame. Além disso, é recomendado não realizar atividades físicas na véspera, pois a pressão pode ser alterada por conta do esforço.

Dúvidas frequentes

Não, o exame é indolor. Entretanto, ele pode sentir algum desconforto quando o aparelho aperta brevemente o braço para medir a pressão.

Pessoas com distúrbios de movimento, como o mal de Parkinson, devem evitar o exame. Afinal, a medição pode ser imprecisa por conta da movimentação do braço. Além disso, o exame não é recomendado para quem possui arritmias cardíacas, pois a condição pode alterar o registro da pressão arterial.

Não, o aparelho deve ser desinstalado somente por profissionais ao final do exame.

Os dois exames podem ser feitos simultaneamente com o uso de apenas um aparelho para registrar tanto a pressão arterial quanto o ritmo cardíaco. No entanto, isso não é tão indicado, pois o paciente pode sentir um desconforto mais intenso.

Não. O exame também pode servir para quem deseja detectar hipotensão (pressão baixa). Além disso, ele também é indicado para verificar se tratamentos ou medicamentos estão sendo eficientes para tratar os problemas.