Raio-X

Raio-X

As radiografias são excelentes meios de avaliação e diagnóstico.O exame procura fraturas nos ossos e também ajuda a identificar males como a pneumonia, por meio do raio-x do tórax. Mas há outras indicações, como a avaliação de doenças agudas na região do abdômen, de inflamações a infecções, e do comprometimento do pulmão e das vias aéreas superiores.

Preparações

Para não atrapalhar a qualidade da imagem, o paciente não pode usar roupas ou adereços de metal, plástico, madeira ou vidro na região a ser analisada. Ao se submeter ao exame é necessário vestir um colete protetor de chumbo, que bloqueia os raios-x.

Dúvidas frequentes

Não são perigosos. A radiação recebida pelo paciente durante esse exame é insuficiente para causar algum tipo de dano à saúde. É um exame indolor. Além disso, não há risco de contaminação para o paciente quando respeitadas as regras de biossegurança, e, quando se trata de raio-x de diagnóstico, o tipo de radiação produzida pelos equipamentos é a eletromagnética, ou seja, após o disparo pelo acionamento do aparelho ou quando o mesmo é desligado, ele deixa de emitir radiação.

De forma alguma. A radiografia é um exame de rastreamento indispensável para avaliação diagnóstica das estruturas do corpo, além de ser o de mais fácil acesso.

Sim. Grávidas, dependendo da idade gestacional, são desaconselhadas a realizar este exame. Porém, quando fundamental para o diagnóstico, há métodos de proteção de gestantes para a realização de uma radiografia.

Dependendo do local do corpo que será o foco do exame, é preciso tirar roupas e acessórios que possam intervir na visualização da imagem. Em exames corriqueiros, como o raio-X de tórax, é comum que o técnico ofereça um avental para a mulher vestir e peça que ela retire o sutiã ou qualquer peça íntima que contenha metal.