Reed (Raio-X Contrastado)

Reed (Raio-X Contrastado)

O nome REED vem de “radiografia do esôfago, estômago e duodeno”. De fato, é um exame radiológico do trato gastrointestinal superior que usa uma substância com contraste para obter uma visualização mais definida. 
Após a ingestão ou aplicação do contraste no corpo, o paciente realiza o raio-x que proporciona um resultado melhor, pois conta com uma visibilidade mais precisa dos órgãos. Isso permite que o médico possa identificar ou descartar problemas, como gastrite, úlcera, tumores, refluxo, obstruções, entre outros.

Preparações

O paciente precisará realizar jejum absoluto (sem ingestão de água também), cujas horas podem variar de acordo com a idade. Bebês de até 1 ano podem fazer jejum de até 3 horas; crianças de 1 a 4 anos de até quatro horas; e pessoas acima de 4 anos devem fazer por pelo menos seis horas. 
Os pacientes também devem ficar esse mesmo período sem fumar e mascar chicletes.

Dúvidas frequentes

O paciente precisará receber o contraste para realizar o exame, que pode ser ingerido oralmente ou aplicado via intravenosa, a depender do órgão avaliado. Nesse último caso, o indivíduo pode sentir um breve desconforto por conta da injeção com substância.

No geral, o REED não apresenta efeitos colaterais. Entretanto, o contraste pode causar reação alérgica a algumas pessoas, como coceira, náusea, urticária, falta de ar, entre outros.
Além disso, por ser um exame de raio-x, vale a pena lembrar da exposição à radiação típica desse procedimento.

Usualmente, o contraste vai sendo eliminado naturalmente pelo corpo ao longo das 24 a 48 horas após o exame. Para agilizar esse processo, é possível beber bastante água durante os dias.

O profissional pode solicitar que o paciente utilize uma bata específica para realizar o exame. Além disso, será necessário retirar objetos e acessórios que podem atrapalhar o procedimento, como relógio, aparelhos auditivos, jóias, entre outros.

Pessoas com mediastinite, úlcera perfurada, insuficiência renal e alergias a substâncias com contraste deverão evitar a realização do REED. Importante lembrar de sempre seguir as orientações de seu médico, pois eles conhecem a sua situação específica.